Clique no botão para ver o menu

Kusudama de origami
Do japonês Kusu (remédio) e Dama (bola), é um origami modular, antigamente usado no Japão para remédios ou ervas aromáticos que era postos dentro do Kusudama.

O simbolismo do cordão abaixo do kusudama pode ser explicado da seguinte forma: Imagine o kusudama como uma esfera contendo a energia da cura, o cordão serve para dirigir essa energia para a pessoa abaixo ou para o ambiente. Normalmente esse cordão é feito apenas com um pompom que, por seus fios, ajuda a distribuir e espalhar a energia do kusudama.
Atualmente os Kusudamas não possuem mais fins medicinais, alguns dobradores colocam dentro de seus kusudamas cânforas ou essências. Kusudamas podem ser colados, encaixados ou até mesmo costurados.
.
Feito com 18 módulos de origami, costurados…

 
Me chamo Vânia Matsubara. Atualmente moro em Sorocaba – São Paulo. Me formei em Turismo e Administração, trabalhei muitos anos em Cia Aérea e Agência de Viagem em São Paulo.
Depois que casei, mudei para Sorocaba onde trabalhei como tradutora de japonês/inglês/português em uma empresa japonesa até ser desligada após a maternidade.
Sou filha de japoneses e desde pequena aprendemos a técnica do origami, pois é uma arte que faz parte da cultura japonesa.
Comecei a praticar mais quando casei. Foi quando fiz como lembrancinha, um… 

Papéis, tiras e ferramentas para quilling e origami. Entregamos no Brasil todo. Consulte!

Arte em papel para todos os momentos!